Casa Branca completa instalação de painéis e aproveita energia solar
Washington, 9 mai (EFE).- O governo de Barack Obama anunciou nesta sexta-feira que foi completada a instalação de painéis solares no telhado da Casa Branca, um processo que começou no ano passado e que tornou realidade um projeto empreendido pela primeira vez pelo ex-presidente Jimmy Carter.
Obama, que hoje anunciou um plano para promover a produção e o consumo da energia solar nos Estados Unidos, cumpriu assim uma promessa feita em outubro de 2010.
“Os painéis fazem parte de uma modernização energética que melhorará a eficiência energética do edifício”, disse o porta-voz da Casa Blanca Matt Erlich em comunicado.
O governo de Obama calcula que o investimento feito para instalar os painéis “será compensado por meio da economia de energia nos próximos oito anos”, explicou Erlich.
A Casa Branca não detalhou o número de painéis instalados. Contudo, quando fez o anúncio, em 2010, o governo indicou que realizaria um processo de licitação para comprar entre 20 e 50 placas solares.
Conforme explicou o porteiro da Casa Branca, James Doherty, o espaço que os painéis solares ocupam tem “o tamanho de uma típica casa americana média”, dado que, “por motivos de segurança, não é possível cobrir todo o telhado” do edifício.
“Instalar painéis solares na Casa Branca envia uma importante mensagem de que a energia solar está aqui, que estamos desenvolvendo e que podemos fazer muito mais”, disse o secretário de Energia, Ernest Moniz, em um vídeo divulgado pela Casa Branca.
Em 1979, Carter instalou 32 painéis solares na Casa Branca para aquecer água, mas o governo de Ronald Reagan os retirou ao renovar o telhado do edifício em 1986.
O presidente George W. Bush instalou durante seu mandato um sistema elétrico solar em um edifício de manutenção da Casa Branca e, em 2010, Obama recuperou a ideia de Carter e anunciou que voltaria a instalar painéis solares no telhado da residência presidencial. EFE
llb/cdr/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.