Casa Branca destaca papel “fundamental” de Suárez na transição espanhola

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2014 23h43

Washington, 23 mar (EFE).- A Casa Branca expressou neste domingo pesar pela morte do ex-presidente do governo espanhol Adolfo Suárez, considerado “fundamental” para a transição da Espanha e destacou seu trabalho para transformar o país em “um exemplo para outros que lutam por encontrar seu caminho rumo a uma sociedade mais livre e aberta”

“Como primeiro presidente eleito após a restauração da democracia ajudou a Espanha a se transformar na nação que é hoje: líder na comunidade internacional e um exemplo para outros países que lutam para encontrar seu caminho rumo a uma sociedade mais livre e aberta”, afirmou Caitlin Hayden, porta-voz do Conselho de Segurança da Casa Branca, em um breve comunicado enviado a Agência Efe.

Além disso, ressaltou o papel de Suárez em abrir Espanha “à economia de livre mercado, o sistema de governo parlamentar e ao Estado de direito”.

Por tudo isso, Hayden acrescentou que, “em nome do povo americano, queremos estender nossas condolências à sua família e ao povo espanhol”.

Suárez foi o primeiro chefe do governo da Espanha a ser recebido oficialmente na Casa Branca, pelo presidente Jimmy Carter, em 1977.

Adolfo Suárez, presidente do governo entre 1976 e 1981, morreu neste domingo aos 81 anos em Madri após 11 anos lutando contra o mal de Parkinson, que o manteve afastado da vida pública desde 2003. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.