Caso ebola chegue ao Brasil, Estado de São Paulo está preparado, diz secretário

  • Por Jovem Pan
  • 24/09/2014 12h49
EFE Ebola

O número de infectados pelo vírus ebola pode chegar a 1,4 milhão de pessoas no mundo em janeiro se os esforços para conter a doença na África ocidental não forem ampliados, segundo os centros de controle e prevenção de doenças dos Estados Unidos.

Em entrevista à JOVEM PAN, o secretário de Saúde de São Paulo, David Uip, disse nesta quarta-feira (24) que houve falta de atitude não só locais, mas, também, das organizações responsáveis.

“Agora que você tem uma epidemia você corre atrás com providências que não vão ser compatíveis com a gravidade. Nós estamos com um número absurdo de pacientes com ebola em regiões precárias. (…) O ambiente de tratamento não é o mais adequado”, explicou.

Ainda de acordo com o especialista a pessoa que sofre de ebola pode chegar a morte caso não tenha um tratamento intensivo. Segundo Uip, não há ainda uma expectativa para o uso de vacina no combate do vírus.

Perguntado sobre a chegada da doença no Brasil, Uip se disse tranquilo, mas espera pela existência de casos no país. “Eventualmente, teremos casos esporádicos, especialmente, de expatriados brasileiros que trabalham naquela região”, revelou.

O secretário reforçou, então, que o Estado de São Paulo está preparado para enfrentar a doença. “Nós estamos preparados há dois anos por conta do plano de contingência para a Copa. E, agora, nos aprimoramos detalhes. Recentemente, fizemos um simulado e foi entendido com resultado dentro do esperado”, falou.

Ouça a entrevista completa no áudio com os jornalistas JOVEM PAN Anchieta Filho e Joseval Peixoto.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.