Casos de gripe aviária em aves selvagens ampliam controle em granjas do Japão
Tóquio, 30 nov (EFE).- As autoridades do Japão anunciaram neste domingo um reforço das medidas preventivas em todas as granjas do país para evitar um novo surto de gripe aviária, após a descoberta de aves silvestres contaminadas com o vírus em quatro regiões do país.
O governo e representantes das autoridades locais e de sindicatos criadores de aves realizaram hoje uma reunião para coordenar as medidas de segurança, informou a emissora estatal “NHK”.
O objetivo é conter contágios nas fazendas, depois de o vírus ser encontrado em excrementos de aves migratórias nas últimas semanas nas prefeituras de Tottori e Kagoshima (sudoeste), Shimane (oeste) e Chiba, próxima a região metropolitana de Tóquio.
O vírus detectado nos quatro casos pertence à cepa H5N8, altamente patogênica e a mesma que afetou uma fazenda de frangos em abril.
As autoridades japonesas realizam controles em quase 150 fazendas em Kagoshima, onde foram detectados os últimos casos em aves silvestres, e por enquanto não foi encontrada nenhuma ave contaminada nas granjas.
Foram espalhados compostos desinfetantes e antivirais em zonas rurais onde aves selvagens como gansos e patos hibernam.
Em abril mais de cem mil frangos foram sacrificados no sul do Japão depois da detecção de foco da mesma cepa do vírus, e na Coreia do Sul a medida afetou meses antes 11 milhões de aves. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.