Causa da queda foi a pá que soltou, diz perito sobre acidente em Carapicuíba

  • Por Renata Perobelli/ Jovem Pan
  • 04/04/2015 16h37
SÃO PAULO, SP, 03.04.2015: THOMAZ-ALCKMIN - Enterro do corpo de Thomaz Rodrigues Alckmin, 31, filho do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no túmulo da família no cemitério municipal de Pindamonhangaba (a 156 km de São Paulo). (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress) Eduardo Anizelli/Folhapress Geraldo Alckmin e família sepultam o corpo de seu filho

O perito Ricardo Molina disse não acreditar que uma falha humana possa ter ocasionado a queda de um helicóptero, que matou cinco pessoas na tarde de quinta-feira (2), em Carapicuíba na Grande São Paulo.  “Não há dúvida nenhuma que foi a pá que se soltou e essa foi a causa da queda. É muita coincidência que o helicóptero tenha saído de uma manutenção cujo o item era troca de pá e balanceamento do conjunto de pás”, disse em entrevista à repórter Renata Perobelli, da Jovem Pan.  

Molina considerou também que fadiga dos materiais que compõe o rotor pode ter sido um dos fatores responsáveis pela queda da aeronave em que estava Thomaz Alckmin, 31, filho mais novo do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. “O balanceamento não foi bem feito e junto com isso, deveria haver algum problema de fadiga de material. Acidentes aéreos ocorrem, em geral, por um conjunto de fatores. Nunca um só, mas me parece que essa manutenção tem relação, sim, mas falha humana não”, explicou.

O profissional comparou a manutenção do helicóptero com a de veículos automotores. “Quando o pneu não está balanceado o carro começa a vibrar, mas se a gente diminui a velocidade, o carro para de vibrar. O problema é que essa vibração, no helicóptero, pode ser fatal. Se houver um elemento qualquer que esteja com fadiga de estrutura, ele pode se romper por causa da vibração”, disse.

Professor do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Cláudio Jorge acredita que uma possível fadiga do material não detectado na manutenção foi o principal motivo da queda. “Tendo sido recolhido o material, não é tão complexo assim detectar o motivo que ocasionou o desprendimento da pá”, explicou. “O pessoal é extremamente capacidade para saber onde está quebrado e onde foi fraturado, se foi convencional, decorrente de material desgastado ou decorrente de um parafuso que se soltou”, explicou o especialista. A perícia também será feita em São José dos Campos, no interior paulista, onde fica a sede do ITA.

Dona do imóvel atingido, Maura Fuchs contou que helicóptero destruiu sua casa. “O rotor com as hélices caiu no meu banheiro e tem uma cratera no meu telhado com buraco de uns dois metros. Destruiu meu escritório, banheiro e o quarto. A cabine caiu no meu jardim”, disse a intérprete em entrevista coletiva.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.