Cazaquistão ampliará vendas de petróleo e gás a um mercado de 200 milhões

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 16h14
  • BlueSky

Astana, 22 mai (EFE).- O vice-ministro de Petróleo e Gás do Cazaquistão, Magzum Mirzagaliev, declarou nesta quinta-feira à Agência Efe que o acordo da União Econômica Euroasiática com Rússia e Belarus permitirá a seu país ampliar as vendas destes produtos energéticos a “um mercado de 200 milhões de moradores”.

A suspensão das tarifas, assegurou, beneficiará as exportações e permitirá que o Cazaquistão “melhores suas vendas na Rússia”.

Mirzagaliev explicou que o mercado econômico euroasiático de gás e o petróleo “se implementará em distintas fases”, que começam em 2014 com a suspensão das tarifas.

“A implantação do plano necessita tempo, cada parte será realizada de forma eficiente e, para isso, é necessário estudar os projetos antes de executá-los. E têm que estar concluídos antes de 2025”, detalhou.

Segundo Mirzagaliev, a suspensão de tarifas e os acordos do mercado econômico euroasiático permitirão ao Cazaquistão melhorar suas infraestruturas, neste caso as três refinarias de petróleo existentes no país, de modo que se evite “a dependência da Rússia”.

O vice-ministro ressaltou que este acordo permitirá que o Cazaquistão seja ponto de “chegada, de partida e via de quebra do petróleo.”

Até o momento, acrescentou, só era exportador e “as outras alternativas nos facilitam o mercado europeu através da Rússia.”

Mirzagaliev especificou que os três países que assinarão no dia 29 de maio em Astana o acordo econômico estão abertos a que outros façam parte desta união e ressaltou que Armênia e Quirguistão serão os próximos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.