Cazaquistão comemora 550 anos de suas origens

  • Por Agencia EFE
  • 11/09/2015 11h59

Astana, 11 set (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, inaugurou nesta sexta-feira no palácio da Independência os atos para comemorar o 550º aniversário do canato de Kazakh, origem da atual nação.

Nazarbayev rendeu tributo aos antepassados que lançaram as bases para criar a nação através do canato – entidade política governada por um kan (chefe tribal) de Kazakh -, fundado em 1465 em Tazar, sul do Cazaquistão, pelos dirigentes Kerey e Zhanibek, que uniram suas tribos.

O líder ressaltou a necessidade de conhecer o passado para “respeitar e interpretar o presente.”

O presidente disse que durante a era soviética, os estudantes cazaques “desconheciam seu passado e os fundadores da pátria (cazaque) não figuravam nos livros de texto.”

Nazarbayev acrescentou que kazakh significa “livre”, “a liberdade que caracteriza os cazaques”, um povo formado por mais de 130 grupos étnicos entre os quais destacou: “russos, ucranianos, bielorrussos e uzbeques”.

O presidente acrescentou que a nação cazaque foi configurada através da emigração, as migrações internas e as diversas invasões que sofreu esta nação eurasiática.

“A necessidade que sentem os seres humanos de identificação e de filiação é uma das razões para que o Cazaquistão, apesar da crise, econômica comemore seu 550º aniversário do canato”, origem da nação, acrescentou Nazarbayev.

O presidente cazaque, após repassar os fatos históricos que configuraram esta nação, passou a enumerar as conquistas do país após se tornar independente da antiga União Soviética em 1991.

Nazarbayev mencionou a delimitação de fronteiras, a educação, a filiação a organismos internacionais, a fundação de Astana como capital do Estado, a abertura de centros de estudo e do museu nacional.

“As grandes transformações do país representam o caráter aberto e hospitalar do Cazaquistão”, disse.

Participaram do ato inaugural do 550º aniversário do canato o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, e o presidente do Quirguistão, Almazbek Atambayev.

O corpo diplomático credenciado em Astana, assim como representantes de todos os níveis da sociedade civil também estavam presentes no evento, cujo ato principal acontece no dia 10 de outubro na cidade de Taraz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.