Cazaquistão eliminará vistos com a Espanha em 1º de julho
Madri, 15 jun (EFE).- O Cazaquistão vai eliminar os vistos com a Espanha para facilitar as relações comerciais com vistas à realização da Expo sobre energias renováveis que acontecerá em Astana em 2017, disse nesta segunda-feira o vice-ministro de Relações Exteriores do país asiático e comissário da Expo, Rapil Zhoshybayev, durante sua visita a Madri.
A medida entrará em vigor em 1º de julho para uma estadia máxima de 15 dias, esclareceu o vice-ministro de Relações Exteriores do Cazaquistão, quem na manhã de hoje se reuniu no palácio de Santa Cruz com o chanceler espanhol, José Manuel García Margallo.
“Foi transmitido ao ministro o convite de nosso presidente para que o rei participe da inauguração da Expo”, acrescentou o representante das Relações Exteriores cazaque.
Zhoshybayev se reuniu posteriormente com a secretária de Estado de Turismo espanhola, Isabel Cortes, e o de Economia, Jaime García-Legaz Ponce.
Durante sua estadia no Ministério da Economia, a delegação cazaque expôs a empresários espanhóis as possibilidades econômicas que serão dadas pela mostra, que ocupará uma extensão de 174 hectares, e no centro ficará o pavilhão do Cazaquistão em forma de esfera.
O Cazaquistão, um país rico em energias tradicionais, dedicará seu pavilhão às energias renováveis. Esta é a primeira vez que o evento é realizado em um país da União Eurasiática.
“Mostraremos ao mundo as riquezas de nosso país e de nossos costumes” acrescentou o comissário da Expo.
As autoridades do Cazaquistão acreditam que cem países e 14 organizações internacionais estarão presentes na mostra.
“Temos 27 países que confirmaram, por escrito, sua participação, e mais de 15 confirmações verbais. Penso que vamos cumprir as expectativas previstas”, acrescentou o comissário.
Segundo dados da delegação cazaque, 5 milhões de pessoas visitarão a mostra, sendo 15% estrangeiros. EFE
cla/id
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.