Cazaquistão: Nazarbayev diz que não pretendia se candidatar, apesar de apelos
Moscou, 6 mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, no poder há mais de um quarto de século, disse nesta sexta-feira que milhares de pessoas pedem que ele se apresente às eleições presidenciais que acontecem dia 26 de abril, o que, segundo o líder cazaque, não estava em seus planos.
“Meus planos eram outros, sinceramente. Já dirigi durante muitos anos o Cazaquistão, desde as origens da independência. Pode ser que tenha chegado a hora de mudar o cenário, como dizem no teatro. Estou pensando”, disse hoje Nazarbayev em evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, domingo.
“Agora que já começou a campanha eleitoral recebo milhares de cartas de gente que me apoia e que me pede que apresente minha candidatura”, acrescentou.
Nazarbayev, de 74 anos, que governa o Cazaquistão desde 1989, quando essa república centro-asiática fazia parte da União Soviética, ainda não confirmou que participará das eleições antecipadas de 26 de abril.
Embora a Constituição do Cazaquistão proíba o exercício da chefia do Estado por mais de dois mandatos, contempla uma ressalva expressa para Nazarbayev por sua condição de primeiro presidente do país desde sua independência. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.