Cazaquistão: Nazarbayev diz que não pretendia se candidatar, apesar de apelos

  • Por Agencia EFE
  • 06/03/2015 16h10
  • BlueSky

Moscou, 6 mar (EFE).- O presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbayev, no poder há mais de um quarto de século, disse nesta sexta-feira que milhares de pessoas pedem que ele se apresente às eleições presidenciais que acontecem dia 26 de abril, o que, segundo o líder cazaque, não estava em seus planos.

“Meus planos eram outros, sinceramente. Já dirigi durante muitos anos o Cazaquistão, desde as origens da independência. Pode ser que tenha chegado a hora de mudar o cenário, como dizem no teatro. Estou pensando”, disse hoje Nazarbayev em evento em celebração ao Dia Internacional da Mulher, domingo.

“Agora que já começou a campanha eleitoral recebo milhares de cartas de gente que me apoia e que me pede que apresente minha candidatura”, acrescentou.

Nazarbayev, de 74 anos, que governa o Cazaquistão desde 1989, quando essa república centro-asiática fazia parte da União Soviética, ainda não confirmou que participará das eleições antecipadas de 26 de abril.

Embora a Constituição do Cazaquistão proíba o exercício da chefia do Estado por mais de dois mandatos, contempla uma ressalva expressa para Nazarbayev por sua condição de primeiro presidente do país desde sua independência. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.