Cazaquistão realiza 22ª reunião da Assembleia do Povo

  • Por Agencia EFE
  • 23/04/2015 15h15

Astana, 23 abr (EFE).- Mais de 1.500 pessoas participaram nesta quinta-feira da 22ª reunião da Assembleia do Povo do Cazaquistão, que foi presidida por Nursultan Nazarbayev, presidente do país e candidato à reeleição no próximo domingo.

Durante a sessão, Nazarbayev se referiu a uma pesquisa realizada por uma empresa britânica segundo a qual “mais de 93% dos cazaques estão satisfeitos com a situação do país”, informou a assessoria de imprensa da Presidência

O presidente do país também se referiu ao caráter multiétnico da Assembleia, com representação das mais de 130 etnias que convivem no Cazaquistão, e considerou que “seria justo nomear o dia da Assembleia Popular do Cazaquistão como o dia de agradecimento a todos os grupos étnicos.”

“A história das relações interétnicas deve ser ensinada objetivamente nas escolas e universidades. No começo do século XX chegaram ao Cazaquistão mais de um milhão e meio de pessoas procedentes de Rússia, Ucrânia e Belarus”, lembrou Nazarbayev.

Ele também lembrou que em 1930, durante a coletivização soviética, “250.000 camponeses despossuídos de suas terras foram deportados para nosso país. Mais de um milhão de pessoas procedentes da União Soviética foram instaladas no Cazaquistão para a construção de parques industriais”.

Participaram da reunião os veteranos e membros da Assembleia Popular de todas as regiões do país e representantes dos grupos étnicos, deputados do Parlamento e chefes dos órgãos executivos centrais.

Também contou com representação dos partidos políticos, organizações religiosas, ONGs e missões diplomáticas dos países estrangeiros. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.