Cazaquistão realiza eleições ao Senado
Redação Central, 1 out (EFE).- As eleições ao Senado no Cazaquistão foram realizadas nesta quarta-feira “sem incidentes”, segundo a Comissão Eleitoral Central do país (CEC).
“Fomos testemunhas de um processo eleitoral aberto e democrático. Portanto, parabenizamos o povo do Cazaquistão e aos organizadores das eleições”, disse a CEC em comunicado enviado à Agência Efe.
Cerca de 80 candidatos, entre eles quatro mulheres, concorreram a 16 cadeiras das 47 que compõem a câmara alta, segundo Marat Sarsembayev, membro da comissão.
Dos 47 parlamentares que integram o Senado, 15 são nomeados pelo presidente do país, Nursultan Nazarbayev. Os senadores escolhidos podem vir de diferentes partidos políticos ou da Assembleia do povo do Cazaquistão, um órgão de caráter nacional que dá voz aos vários grupos étnicos que integram a população cazaque.
Segundo a lei deste país, os candidatos ao Senado devem ter pelo menos 30 anos de idade, ser cidadãos do Cazaquistão ou residentes nesse país durante 10 anos e três na região pela qual concorrem.
Os candidatos podem disputar o pleito de forma pessoal ou ser escolhidos pelos órgãos regionais aos quais vão representar, e em qualquer caso devem ter o apoio de 10% dos deputados de sua região.
Os candidatos, segundo a lei cazaque, recebem US$ 2.170 para a campanha.
Ao redor de 250 observadores internacionais provenientes da Comunidade dos Estados Independentes (CEI) e da Organização de Cooperação de Xangai acompanharam hoje o processo eleitoral.
A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) não enviou observadores por se tratar de eleições “indiretas”, informou o Presidente da Comissão Eleitoral Central, Kuandyk Turgankolov.
O resultado das eleições será divulgado no próximo dia 7. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.