Cazaquistão realizará eleições antecipadas em 26 de abril
Moscou, 25 fev (EFE).- O Cazaquistão realizará eleições presidenciais antecipadas em 26 de abril, anunciou nesta quarta-feira o líder do país, Nursultan Nazarbayev, no poder há mais de 25 anos.
“Em interesse do povo, e levando em conta o pedido que foi feito, tomei a decisão de assinar um decreto para convocar eleições presidenciais antecipadas em 26 de abril de 2015”, disse Nazarvayev em um discurso televisado pelo canal nacional.
“Para o Cazaquistão, as eleições sempre foram um grande mecanismo de unidade e acordo entre a sociedade”, acrescentou o presidente, segundo a agência “Interfax”-Cazaquistão.
Nazarbayev disse que em breve tomará uma decisão sobre se irá se apresentar ou não à reeleição.
São embargo, a antecipação das eleições presidenciais, previstas a princípio para 2016, ocorre depois que na semana passada, Nur OTAN, o partido governista do Cazaquistão, respaldou uma proposta para isso a fim de referendar o mandato de Nazarbayev.
“Consideramos que a iniciativa de antecipar a realização das eleições presidenciais é muito acertada e corresponde aos interesses do país e do povo”, diz uma declaração publicada no site do partido.
Alguns dias antes, a Assembleia do Povo do Cazaquistão (APK), um órgão consultivo do qual fazem parte vários legisladores, propôs antecipar as eleições presidenciais para dar um novo mandato a Nazarbayev “nesta difícil etapa de desequilíbrios mundiais”.
“Um renovado mandato de confiança ao líder da nação consolidará e unirá o povo na nova etapa do desenvolvimento mundial”, segundo a APK.
Nazarbayev, de 74 anos, governa o Cazaquistão desde 1989, quando essa república centro-asiática fazia parte da União Soviética.
A Constituição do Cazaquistão proíbe o exercício da chefia do Estado por mais de dois períodos, com uma ressalva expressa para Nazarbayev em sua condição de primeiro presidente do país independente. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.