Cazaquistão vê “grande oportunidade” no Mercado Econômico Euroasiático

  • Por Agencia EFE
  • 22/05/2014 16h14

Astana, 22 mai (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Cazaquistão, Erlan Idrissov, afirmou nesta quinta-feira, em um encontro com a imprensa estrangeira realizado na capital Astana, que o Mercado Econômico euroasiático “é uma grande oportunidade” para seu país.

“Passamos de um pequeno mercado de 17 milhões de habitantes a outro de 200 milhões”, acrescentou o chanceler.

Idrissov narrou as virtudes deste acordo que, segundo suas palavras, “abre o acesso do Cazaquistão às águas internacionais e também a uma economia globalizada”.

A assinatura do acordo do Mercado Econômico entre Cazaquistão, Rússia e Belarus será realizada no próximo dia 29 em Astana. Este tratado permitirá a livre circulação de bens entre os três países e a suspensão das tarifas alfandegárias.

Idrissov considera que o mercado econômico entre os três países, “que está aberto a novas adesões”, segundo ele, permite um fluxo de capital que beneficiará os investidores estrangeiros”.

O Cazaquistão tem impostos baixos, e isso contribuirá para “atrair capital estrangeiro, enquanto nossa economia se torna mais competitiva”, declarou.

Idrissov acrescentou que os investimentos estrangeiros aumentam o fluxo de visitantes ao Cazaquistão e que as linhas aéreas do país, Astana Airlines, terão em breve um voo direto a Paris.

O ministro disse que está sendo estudada a possibilidade de uma conexão direta com a Espanha “via Barcelona ou Madri”, segundo as demandas do mercado.

Idrissov expressou a competição “saudável” entre os três países, que transformarão o desafio em “oportunidade”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.