Cazaquistão vota para presidente com o atual como favorito

  • Por Agencia EFE
  • 26/04/2015 08h33

Astana, 26 abr (EFE).- Nove milhões e meio de cazaques estão convocados neste domingo às urnas para escolher o presidente para os próximos cinco anos, em uma votação que acontece sem incidentes e com o atual chefe de Estado, Nursultan Nazarbayev, como favorito.

Segundo a Comissão Central Eleitoral, 68,48% dos eleitores já haviam votado às 14h (local, 3h em Brasília) informou seu porta-voz, Marat Sarsembayev.

O atual presidente, claro favorito, antecipou que se vencer implementará “cinco medidas de importância para o país”.

Nazarbayev, que votou às 11h no Palácio dos Estudantes, próximo à residência presidencial, enumerou estas medidas em um breve encontro com a imprensa.

As propostas abrangem: uma reforma do aparelho estatal para sua modernização; uma reforma da lei para proteger a propriedade privada e assegurar o investimento; um crescimento econômico baseado na industrialização, que segundo o presidente “melhoraria o crescimento da classe média”; e reforçar a identidade cazaque.

Os outros dois candidatos à presidência, Turgun Syzdykov, candidato do Partido Comunista, e o independente, presidente da Federação de Sindicatos, Abelgazi Khusainov votaram nos colégios eleitorais próximos a suas residências.

Observadores internacionais distribuídos pelos centros eleitorais estão supervisionando a jornada eleitoral.

No Palácio dos Estudantes estava o ex-presidente da Croácia, Stjepan Mesic, e o deputado sérvio Dragomir Karic, que afirmaram que as eleições estão acontecendo com “altos padrões democráticos”.

Três observadores espanhóis, José María Menino e Agustín Almodobar, senadores do PP por Valência e Alicante, e Jordi Xucla, da CiU, que estão em Astana garantiram à Efe “a normalidade do pleito” e ressaltaram “o valor que a população cazaque dá ao voto”. EFE

cla/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.