CDB-DI e LCI são boas opções para mix de investimentos de dois anos de prazo
PERGUNTA DA OUVINTE – Mariana Lara: Olá, Denise, tenho dúvida de mix de investimento. Possuo R$40 mil em CDB-DI e R$30 mil em poupança. Irei casar em 2 anos e irei usar uma boa parte do dinheiro total. Devo concentrar tudo no CDB-DI?
Denise Campos de Toledo: DI é um bom negócio agora porque acompanha a evolução dos juros e a tendência é de juros mais altos até para o ano que vem.
É bom a Mariana checar se conseguiu um porcentual bom nessa taxa do CDB, se ela conseguiu 90% do CDI, ou até 100% do CDI, já que tem a tributação.
O ideal, até pela quantia dela, que é elevada, é ser 100% do CDB.
Eu acho que é muito dinheiro para ficar na poupança, principalmente porque ela não vai usar no curto prazo.
Voltamos àquela história de ela colocar numa LCI, onde ela deve conseguir uma taxa de 90%, por exemplo, que não tem tributação e tem rentabilidade superior à caderneta de poupança.
A caderneta teve alguns meses que até perdeu da inflação. A poupança é uma opção de aplicação para um prazo curto, para escapar de tributação pesada, ou para quem tem pouco para aplicar e não conhece de mercado financeiro.
Agora, a Mariana já tem uma quantia suficiente para elaborar melhor os investimentos. Pensando no horizonte do casamento dela, essas duas opções (CDB-DI e LCI) seriam melhores.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.