CE oferece mais 3 milhões euros de ajuda a refugiados do Burundi na Tanzânia

  • Por Agencia EFE
  • 08/06/2015 08h42
  • BlueSky

Bruxelas, 8 jun (EFE).- A Comissão Europeia (CE) ofereceu nesta segunda-feira três milhões de euros adicionais para cobrir as necessidades de assistência e proteção de um crescente número de refugiados do Burundi que chegaram à Tanzânia para fugir da crise política em seu país, informou o governo.

Com a nova quantia, o montante total da ajuda humanitária prevista pela CE para a região dos Grandes Lagos em 2015 chegará a 52 milhões de euros.

“A onda de refugiados que fogem do Burundi continuou e aumentou com intensidade nas últimas semanas. É algo extremamente preocupante em uma região que já é frágil”, disse em comunicado o comissário europeu de Ajuda Humanitária e Gestão de Crise, Christos Stylianides.

Para o comissário, a nova ajuda “é um grande sinal que a UE está com a população do Burundi e a região dos Grandes Lagos”.

Cerca de 100 mil pessoas fugiram do Burundi nas últimas semanas por medo da repressão política e buscaram refúgio em Ruanda, na Tanzânia e na República Democrática do Congo (RDC), segundo dados da Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).

Os que chegam mencionam a intimidação, as ameaças e o medo da violência como razões para fugir de seu país.

A Tanzânia é o principal país de amparo, com 51.603 refugiados, seguido por Ruanda, com 29.907, e RDC, com 10.044. As chegadas a Uganda também aumentaram, chegando a 7.659 pessoas.

O Burundi viveu violentas manifestações e uma tentativa de golpe de Estado depois que o presidente, Pierre Nkurunziza, se candidatou a um terceiro mandato, excedendo os prazos determinados na Constituição.

A CE “está monitorando de perto a situação” e já colocou 1,5 milhão de euros à disposição para cobrir as necessidades imediatas dos refugiados que chegaram a Ruanda no último mês, entre elas moradia, água e saneamento, assim como assistência sanitária para impedir possíveis doenças e epidemias, especialmente a cólera. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.