Ceagesp alerta que protesto de caminhoneiros prejudica abastecimento de frutas
Funcionários da Ceagesp voltaram aos trabalhos normalmente na semana passada após protestos do último dia 14
Caminhões atuam no CeagespO bloqueio realizado por caminhoneiros em estradas estaduais e federais deve prejudicar o abastecimento de frutas da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais do Estado de São Paulo (Ceagesp). Atacadistas do maior entreposto do País relatam que, já a partir desta semana, vão faltar nas feiras e mercados produtos como banana, mamão, morango e atemóia.
Conforme comunicado da Ceagesp, as cargas dessas mercadorias estão paradas em Governador Valadares (MG) e nas regiões metropolitanas de Belo Horizonte e Curitiba. Há carregamentos que estão retidos nas estradas desde o último domingo (22), o que já ocasionou a perda dos produtos.
A Ceagesp registrou também uma retração de cerca de 10% na entrada de frutas produzidas na região Sul do Brasil, como melancia, maçã, pera e ameixa. Não há ainda o volume total das perdas, uma vez que boa parte dos caminhões ainda não chegou ao entreposto localizado na capital paulista.
Outros alimentos
De acordo com a companhia, a situação que atrapalha o abastecimento de frutas não se estende a legumes, verduras e hortaliças. O motivo é que mais de 80% dessa produção é proveniente do cinturão verde, que compreende cidades da Grande São Paulo como Mogi das Cruzes, Suzano e Jundiaí.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.