Celebrações do fim da 2ª Guerra na Europa lembram novas ameaças à paz

  • Por Agência Brasil
  • 08/05/2015 17h41
Secretário americano John Kerry visita réplica do barco do tenente James Cook HMS Endeavour em Sidney EFE Secretário americano John Kerry visita réplica do barco do tenente James Cook HMS Endeavour

A Europa comemorou hoje (8) o 70º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista e o fim da 2ª Guerra Mundial, em um momento em que um conflito armado volta ao continente, no Leste da Ucrânia, e cresce a ameaça do radicalismo islâmico.

 

Longe das comemorações que marcaram, no ano passado, o 70º aniversário do desembarque dos aliados na Normandia, com a presença de numerosos chefes de Estado, incluindo o russo Vladimir Putin, os países optaram, este ano, por celebrações nacionais.

“Nós não vivemos a guerra, nós a vemos como uma realidade longínqua, por vezes abstrata, apesar de não estar muito longe de nós, na Ucrânia, no Oriente Médio, quer dizer, a quatro ou cinco horas de avião”, disse o presidente francês, François Hollande.

Ele presidiu uma cerimônia no Arco do Triunfo, no centro de Paris, com a presença do primeiro-ministro francês, Manuel Valls, e do secretário de Estado norte-americano, John Kerry.

“Atualmente estamos solidários com o povo da Ucrânia perante a agressão russa. Pedimos a sua liderança na luta contra [o movimento extremista] Estado Islâmico. E saudamos a sua ação para salvar as vidas [de imigrantes] no Mediterrâneo”, disse Kerry.

No Reino Unido, os principais dirigentes políticos promoveram uma cerimônia comemorativa. A Alemanha, derrotada em 1945, também celebrou a data.

Os Estados Unidos permanecerão “unidos ao lado dos aliados, na Europa, em nome dos valores comuns – liberdade, segurança, democracia, direitos humanos – contra o sectarismo e o ódio sob todas as formas”, disse o presidente Barack Obama.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.