Celso Amorim integrará painel da ONU sobre crises sanitárias
Nações Unidas, 2 abr (EFE).- O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, anunciou nesta quinta-feira a criação de um painel de alto nível para a resposta global a crises sanitárias, do qual fará parte o ex-ministro Celso Amorim.
O presidente tanzaniano, Jakaya Kikwete, presidirá o painel, integrado também pela ex-presidente suíça Micheline Calmy-Rey, o ex-chanceler indonésio Marty Natalegawa, a ex-ministra de Botsuana Joy Phumaphi e o diplomata americano Rajiv Shah.
Ban pediu ao painel recomendações sobre como melhorar os sistemas de prevenção e gestão de futuras crises sanitárias, em nível nacional e internacional, levando em conta as lições aprendidas com a resposta à última epidemia de ebola.
O painel de alto nível se reunirá pela primeira vez no início de maio e a entrega de seu relatório final ao secretário-geral está prevista para o final de dezembro, informou o escritório do porta-voz de Ban Ki-moon em comunicado.
Nos próximos meses serão feitas consultas com representantes dos países e comunidades afetadas, ONGs, instituições financeiras multilaterais e regionais, funcionários da ONU, médicos, acadêmicos e representantes do setor privado.
Desde que explodiu a última epidemia de ebola, no final de 2013, mais de 24 mil pessoas contraíram a doença, das quais cerca de 10 mil morreram, segundo os últimos da Organização Mundial da Saúde (OMS). EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.