Célula egípcia do Estado Islâmico ameaça matar croata sequestrado

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 15h38
  • BlueSky

Cairo, 5 ago (EFE).- O grupo Wilayat Sina, braço egípcio do grupo Estado Islâmico (EI), anunciou nesta quarta-feira o sequestro de um cidadão croata e afirmou que o matará em 48 horas caso as “mulheres muçulmanas” presas no Egito não forem liberadas antes.

Em um vídeo divulgado, cuja autenticidade não pôde ser verificada, um homem de joelhos, que se identifica como Tomislav Salopek e cidadão croata de 30 anos, aparece junto a outra pessoa vestida com uniforme militar e o rosto tapado com um capuz.

Salopek, que no vídeo lê um comunicado em inglês, trabalha para a empresa francesa Compagnie Generale de Géophysique (CGG) no Cairo e foi sequestrado no dia 22 de julho.

Antes de explicar as condições pelas quais poderia ser liberado, Salopek detalha que trabalha no escritório local da CGG e diz ser casado e ter dois filhos.

“Os soldados do califado de Wilayat Sina me capturaram na quarta-feira, dia 22 de julho de 2015. Eles querem me trocar pelas mulheres muçulmanas nas prisões egípcias. Isso tem que ser feito antes de 48 horas, senão os soldados do califado me matarão”, relata o jovem croata.

Vestido com um macacão de cor bege, ajoelhado no chão, lê a mensagem de um papel e com uma bandeira negra ao fundo, que caracteriza os grupos jihadistas.

O outro homem, à esquerda do sequestrado, e que não faz nenhum gesto durante o vídeo, de um minuto e 15 segundos, segura uma faca na mão esquerda.

Na gravação intitulada “uma mensagem ao governo egípcio”, em nenhum momento é mencionada a data exata de término das 48 horas. Também não se especifica a condição em que “mulheres muçulmanas presas” no Egito devem ser liberadas.

O vídeo é assinado pela “escritório de comunicação de ++Wilaiat++ Sina”. As imagens estão precedidas de uma montagem de fotos do presidente egípcio, Abdul Fatah al Sisi, das forças militares e da bandeira do país, enquanto, ao fundo, se escuta um locutor anunciando o sequestro do cidadão croata. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.