Células-tronco retiradas de um único dente de leite podem tratar doenças neurológicas e degenerativas

  • Por Jovem Pan
  • 04/08/2014 08h02

As células-tronco extraídas de um único dente de leite podem ser utilizadas pela família inteira no tratamento de doenças neurológicas e degenerativas. O estudo realizado no Instituto Butantan, em São Paulo, revelou que o material contido na polpa do dente de leite é similar ao encontrado no cordão umbilical

O cientista e co-autor do projeto, Nelson Lizier, ressaltou à repórter Renata Gaspari a eficácia das células da polpa do dente no trato do sistema nervoso. Segundo o pesquisador, a grande descoberta do estudo é que estas partículas têm ampla capacidade de produção sem perder a qualidade.

A técnica de expansão celular, usada no país pelo Centro de Criogenia Brasil, permitiu que a célula-tronco beneficie a família inteira da criança. A pediatra e diretor do Centro, Carlos Ayoub, ressalta que além do dente de leite, estas células são encontradas no dente do siso.

No Brasil, pacientes tratatados com células-tronco do dente de leite recebem autorização por medida judicial, uma vez que ainda não há aprovação explícita. Essa terapia já beneficiou pacientes com esclerose múltipla, paralisia cerebral e enfisema pulmonar, entre outras doenças degenerativas e neurológicas.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.