Censurada carta de criança que sugeriu que presidente da China estava gordo

  • Por Agencia EFE
  • 18/12/2014 13h49

Pequim, 18 dez (EFE). – A carta de um menino chinês de nove anos para o presidente do país, Xi Jinping, na qual aborda as explorações espaciais, mas também o peso do governante, não recebeu aprovação da implacável censura da China, que a apagou da internet após ser publicada pela imprensa.

Segundo o jornal “South China Morning Post”, a carta era, na realidade, um trabalho escolar de Niu Ziru, aluno de uma escola primária da cidade de Zhengzhou.

Escrito à mão, o texto recomenda Xi Jinping a acelerar em mandar naves a Marte, já que Estados Unidos, Rússia, Índia e União Europeia “já estão fazendo planos para isso”.

Depois de explicar seu ponto de vista, Niu diz que também podem falar de temas leves e recomenda que o presidente chinês perca peso, embora assinale que não precisa “ficar tão magro quanto (o presidente americano Barack) Obama”, mas que podia ter como modelo o presidente russo, Vladimir Putin.

A carta nunca foi enviada ao presidente da China, mas chamou a atenção do pai que a publicou na internet, se popularizando na rede e chegando aos jornais. Foi quando a censura atuou, já que a informação foi apagada do periódico original que a publicou em seu site, assim como de outros veículos de comunicação que a reutilizaram, incluindo a agência oficial “Xinhua”.

Xi Jinping tentou se aproximar do povo, ao contrário de seu antecessor Hu Jintao, e realizou vários atos de “afabilidade” em seus dois anos de governo, que incluíram desde ir comer em um restaurante popular de Pequim a passear sem aviso prévio pela turística Rua de Nanluoguxiang, também na capital. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.