Centenas protestam em Baltimore, nos Estados Unidos, por morte de negro durante detenção

  • Por Agência EFE
  • 25/04/2015 18h54
EFE Protesto em Baltimore por morte de negro durante detenção

Mais de mil pessoas protestaram neste sábado (26) na cidade de Baltimore (Maryland, Estados Unidos) por causa da morte não esclarecida de um afro-americano em custódia policial, outro caso de resposta civil contra o abuso policial com elementos raciais.

A polícia de Baltimore admitiu anteontem (24) que foram cometidos pelo menos dois erros de procedimento na detenção de um afro-americano no último dia 12 de abril, na qual este sofreu um ferimento na coluna que causou sua morte.

Os manifestantes marcharam neste sábado pela cidade até a delegacia de polícia na qual detiveram Freddie Gray.

Em um primeiro momento o protesto transcorreu em tom pacífico, mas no meio da tarde alguns manifestantes começaram a jogar objetos contra vitrines, lojas e atacar carros da Polícia.

Pelo menos 12 pessoas foram detidas, segundo as autoridades, e os agentes tiveram que ser desdobrados pela cidade, o que lembrou os protestos em Ferguson (Missouri) devido à morte do jovem negro Michael Brown por um policial.

A atuação da polícia no caso de Brown e de outros afro-americanos que estavam desarmados ao morrer, como Eric Garner (Nova York) e Walter Scott (Carolina do Sul), aumentou a atenção da opinião pública sobre a brutalidade policial contra negros.

Os manifestantes levavam neste sábado cartazes nos quais se pedia para “Fechar a cidade” e um lema que foi adotado como grito contra o racismo e a brutalidade policial: “As vidas negras importam”.

A polícia de Baltimore, que está investigando como Gray pôde ter sido mortalmente ferido durante sua detenção, reconheceu que não ofereceu assistência médica ao detido apesar de ele ter solicitado.

Gray, de 25 anos, sofreu um ferimento grave na coluna enquanto estava sob custódia policial, o que obrigou sua hospitalização e o deixou em estado de coma até sua morte no domingo passado.

A morte de Gray aconteceu em um momento de grande tensão nos EUA entre as diferentes corporações de Polícia e os membros da comunidade afro-americana, depois que nos últimos meses aconteceram vários casos de abuso policial com resultados fatais. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.