Centro de língua espanhola é inaugurado na principal universidade cazaque

  • Por Agencia EFE
  • 12/03/2015 17h14
  • BlueSky

Astana, 12 mar (EFE).- O embaixador da Espanha no Cazaquistão, Manuel Larrotcha, inaugurou nesta quinta-feira o Centro de Língua Espanhola “Ruy González de Clavijo” na Universidade Nacional Euroasiática Lev Gumiliov, em Astana.

“O Instituto Cervantes não tem presença no Cazaquistão, nem na região do Ásia Central, por isso fazia falta um espaço para promover a língua e cultura espanholas”, disse à Agência Efe Pedro Sosa, titular da Segunda Chefia da Embaixada espanhola no país centro-asiático.

Como lugar mais apropriado para iniciar a primeira iniciativa deste tipo na região, foi escolhida a faculdade de Relações Internacionais da Universidade Euroasiática de Astana, com a qual a legação diplomática espanhola no Cazaquistão tem uma estreita cooperação.

O Ministério da Educação, a Agência Espanhola de Cooperação Internacional e a Embaixada doaram ou emprestaram 500 livros ao novo centro de estudos, além de equipamentos de informática e diversos materiais didáticos e audiovisuais.

Após a inauguração, o espaço recebeu hoje um seminário sobre a política externa espanhola, que abordou “as relações bilaterais entre Espanha e Cazaquistão, a política de segurança espanhola e as prioridades da Espanha no Conselho de Segurança da ONU”, explicou Sosa.

“Daqui em diante, será dado todo o estímulo possível a esta iniciativa, serão realizadas palestras e aulas especiais”, acrescentou o diplomata espanhol.

O nome escolhido para o centro de estudos “homenageia Ruy González de Clavijo, o primeiro embaixador espanhol enviado a esta região, no começo do século XV, por Henrique IV de Castela”, ressaltou Sosa.

González de Clavijo exerceu seu trabalho diplomática em Samarcanda – então capital do Império de Tamerlan, que incluía o território do atual Cazaquistão -, hoje uma das cidades mais importantes sobre o Uzbequistão. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.