Cerca de 100 imigrantes fazem novo desembarque na Indonésia
Bangcoc, 20 mai (EFE).- Ao redor de 100 imigrantes bengaleses e rohingya desembarcaram nesta quarta-feira na província de Aceh, no noroeste da Indonésia, informou a imprensa local.
Os imigrantes foram ajudados por pescadores locais e desembarcaram nos arredores da cidade de Langsa, na ilha de Sumatra, após cerca de quatro meses no mar, segundo a emissora de televisão “Channel News Asia”.
Com isso, já são cerca de 1,4 mil refugiados que conseguiram desembarcar na Indonésia nos últimos dez dias, apesar do bloqueio da Marinha do país, que empurrou várias embarcações para alto-mar e deu ordens aos pescadores para que não ajudem os imigrantes.
Aproximadamente 2,5 mil bengaleses e rohingyas chegaram a Indonésia e Malásia na última semana, enquanto várias embarcações com centenas de imigrantes ilegais foram devolvidas a alto-mar.
Entre 6 e 8 mil pessoas, segundo dados de agências da ONU, se encontram em embarcações no oceano à espera de poder desembarcar em Tailândia, Malásia ou Indonésia.
Várias agências da ONU pediram ontem que os governos de Indonésia, Malásia e Tailândia deem prioridade ao valor da vida humana, à dignidade e aos direitos no tratamento com as embarcações de imigrantes ilegais que afloraram na região.
Segundo essas organizações, 88 mil pessoas fizeram uma perigosa viagem pelo mar desde 2014, entre eles 25 mil no primeiro trimestre deste ano, dos quais cerca de mil teriam morrido no mar pelas precárias condições da viagem, e outros mil pelos maus tratos dos traficantes. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.