Cerca de 16 mil yazidis se refugiaram na Turquia após fugir dos jihadistas

  • Por Agencia EFE
  • 31/08/2014 09h26

Ancara, 31 ago (EFE).- Um total de 16 mil yazidis provenientes do Iraque se refugiaram na Turquia após fugir do grupo jihadista Estado Islâmico (EI), segundo anunciaram fontes oficiais citadas neste domingo pelos meios de comunicação turcos.

Os yazidis se concentram na província sudeste de Sirnak, e calcula-se que cerca de dois mil cruzaram a Turquia legalmente por passagens fronteiriças enquanto cerca de 14 mil chegaram ao país eurasiático seguindo outras rotas, informa o jornal “Hürriyet Daily News”.

“Estão sendo facilitados todos os tipos de serviços médicos e três comidas diárias”, explicou Hassan Ipek, governador de Sirnak, segundo um comunicado.

O responsável reconheceu, no entanto, que as condições sanitárias das casas e colégios nos quais residem os refugiados não são sempre as adequadas.

O número de 16 mil refugiado multiplica por dez o número o de yazidis que tinham fugido para Turquia há apenas duas semanas, e as autoridades acreditam que o número seguirá crescendo.

A Turquia está organizando um campo de amparo na cidade iraquiana de Zajo, no qual dará atendimento aos yazidis sem que cheguem a atravessar a fronteira turca.

Alguns meios de comunicação turcos informam que outro acampamento, com capacidade para três mil pessoas, está sendo habilitado na província turca de Diyarbakir para acolher membros desta minoria religiosa perseguida pelos islamitas do Estado Islâmico.

Calcula-se que a Turquia acolhe 1,2 milhões de pessoas que fugiram da guerra na Síria.

Em várias locais ocorreram ataques por parte da população local contra os refugiados sírios. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.