Cerca de 20 imigrantes continuam desaparecidos no Estreito da Sicília

  • Por Agencia EFE
  • 30/10/2014 12h58

Roma, 30 out (EFE).- Pelo menos 20 imigrantes continuam desaparecidos no Estreito da Sicília, no sul da Itália, desde o naufrágio da embarcação em que viajavam para o país proveniente da Líbia, disseram os sobreviventes à Guarda Costeira italiana, segundo divulgou a imprensa local nesta quinta-feira.

Os 93 imigrantes que foram resgatados com vida no estreito siciliano ao longo da noite contaram à Guarda Costeira que havia 113 pessoas na embarcação.

As autoridades trabalham nas águas do Mediterrâneo com o objetivo de encontrar os imigrantes com vida.

A Itália iniciou em outubro de 2013 a operação de salvamento “Mare Nostrum”, com a qual foram resgatados mais de 150 mil imigrantes e 330 traficantes foram presos, segundo números oficiais.

O projeto, que começou a ser operado após o aumento das imigrações e as tragédias de 3 e 11 de outubro de 2013 em Lampedusa, gerou críticas na Itália por seu alto custo.

O governo italiano pediu em diversas ocasiões ajuda à União Europeia (UE), que anunciou uma nova operação chamada “Tritão”, gerida pela Agência Europeia de Gestão das Fronteiras Externas, até agora denominada “Frontex plus”.

A operação “Tritão” não substituirá a italiana “Mare Nostrum”, segundo confirmou no dia 7 de outubro a comissária para os Assuntos Internos da Comissão Europeia, Cecilia Malmström. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.