Cerca de 20 mil colombianos deixaram Venezuela, diz ONU
Bogotá, 19 set (EFE).- Um total de 19.686 colombianos retornaram por conta própria ao seu país vindos da Venezuela desde que começou a crise na fronteira, e outros “1.608 foram deportados”, informou neste sábado o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA).
O organismo humanitário assinalou em comunicado que “o número de retornados pode ser maior do que o refletido no registro oficial, levando em conta que desconhecemos o número de pessoas que estariam chegando à Colômbia através de cruzamentos informais”.
Segundo os números do organismo, o número de “retornados” que entraram no departamento Norte de Santander, na fronteira com a Venezuela, é de 17.027.
Outras 2.659 pessoas retornaram à Colômbia pelos departamentos de Arauca, Vichada, no leste, e La Guajira, no norte.
Além disso a OCHA detalhou que “o número de deportados” desde a Venezuela, até 18 de setembro, é de 1.608.
A instituição assinalou que “persistem vazios em matéria de proteção e resposta” para pessoas que chegaram informalmente a outros municípios do país e “cidadãos colombianos que estão na Venezuela e têm intenção de retornar”.
A crise fronteiriça começou em 19 de agosto, com o fechamento da principal passagem entre os dois países, entre a cidade colombiana de Cúcuta e as venezuelanas de San Antonio e Ureña, ordenado pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.
Depois ele estendeu o fechamento a fronteira entre La Guajira e Zulia, na Venezuela, e aos entre Arauca e Apresse. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.