Cerca de 30 mil pessoas ficam desabrigadas após inundação de rio em Assunção
Assunção, 14 jun (EFE).- Mais de 30 mil pessoas, o que significa um total de 5.991 famílias, se encontram desabrigadas pelas inundações provocadas pelo aumento do rio Paraguai em sua passagem pela cidade de Assunção, informaram autoridades do Conselho Municipal de Emergências e Desastres de Assunção (Comueda) neste domingo.
O rio Paraguai, em sua passagem pelo porto de Assunção, registra uma altura de 5,54 centímetros, superando em 4 centímetros o nível crítico de inundação, declarou Nidia López, diretora do Comueda, à emissora de rádio “970”.
As famílias estão sendo atendidas em 66 refúgios onde têm acesso a água, luz e assistência sanitária. Os bairros mais afetados são os que próximos ao rio em Assunção, e geralmente são as zonas mais empobrecidas da capital.
López afirmou que estes bairros ribeirinhos, cujo “único dono é o rio”, existiram em Assunção “desde sempre”, enfrentando de maneira periódica as inundações como resultado dos aumentos anuais do rio Paraguai.
Apesar disso, acrescentou que nos últimos anos a situação se agravou porque muitas famílias que migram do interior do Paraguai se instalam nestes bairros em busca de melhores oportunidades e, pela falta de espaço, ocupam zonas cada vez mais próximas à margem do rio.
Segundo a diretora, a solução para o problema das inundações passa por executar obras “muito custosas”, como a construção de barreiras de contenção de água.
O Comueda estima que entre 6.000 e 7.000 famílias serão afetadas pelo aumento do nível do rio, que pode chegar a um máximo de 6,20 metros de altura.
Segundo a Diretoria de Meteorologia e Hidrologia (DMH), o rio Paraguai se encontra em sua temporada normal de crescida anual, que se estende entre os meses de março e julho, e registrará seus picos máximos em meados deste mês.
Para os próximos dias é prevista a chegada de uma frente fria que provocará uma queda das temperaturas até a próxima terça-feira. A partir da quarta-feira, a DMH prevê uma “alta probabilidade de precipitações”, que se somariam às já registradas desde sábado.
No ano passado, o nível do rio Paraguai em sua passagem por Assunção superou os sete metros de altura e deixou mais de 85 mil desabrigados na capital e afetou um total aproximado de 200 mil pessoas em todo o país. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.