Cerca de 57 mil pessoas devem contrair câncer de mama no Brasil neste ano

  • Por Francisco de Assis/Jovem Pan
  • 16/10/2015 16h35

O Parque do Ibirapuera tem ação em prol do Outubro Rosa

Jovem Pan Câncer de mama - Outubro Rosa - São Paulo

O câncer de mama é uma doença grave, que pode ser prevenido e combatido com maior eficácia diante de alguns cuidados básicos, como o exame de toque e o acompanhamento médico. Somente neste ano, o Instituto Nacional do Câncer prevê um valor aproximado de 57 mil novos casos no Brasil e 14 mil mortes em decorrência de complicações na mama.

“Essa mortalidade, apesar do aumento do câncer de mama, não está diminuindo. Então, esse câncer está sendo descoberto num estágio avançado porque quanto mais cedo a doença for percebida e diagnosticada, mais vidas serão salvas”, afirma a mastologista do Instituto Avon Rita Dardes.

Para combater a doença, o Brasil participa do movimento Outubro Rosa, criado nos Estados Unidos no início da década de 90. “Todas as mulheres precisam ter muita atenção, inclusive as jovens porque hoje em dia está disseminando o câncer e as pessoas precisam ter um pouco mais de responsabilidade com a saúde da mulher”, diz a gestora hospitalar Eliane Lima.

Um dado importante e que pouca gente sabe é que o câncer de mama também pode ocorrer em homens, cujas estatísticas da doença representam hoje o índice de 1%.

São Paulo, obviamente, não ficou de fora da campanha de conscientização e tem diversas ações pela cidade. A Jovem Pan Online esteve em uma delas, no Parque do Ibirapuera, que conta com grande estrutura, inclusive uma roda gigante cor de rosa. Assista abaixo:

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.