Cerca de 60 pessoas estão desaparecidas no Mediterrâneo

  • Por Agencia Brasil e EFE
  • 12/08/2015 09h21
EFE Marinha italiana resgata imigrante do Mar Mediterrâneo

Cerca de 60 pessoas estão desaparecidas no mar Mediterrâneo ao largo da Líbia, anunciou nesta quarta (12) a Organização Internacional para as Migrações (OIM), depois de entrevistar sobreviventes retirados de uma embarcação.

A corveta italiana Fenice resgatou nessa quarta-feira dezenas de migrantes que estavam a bordo de uma embarcação de borracha danificada, depois de ser descoberto por um helicóptero da Marinha.

Cinquenta e quatro migrantes foram levados para a Ilha de Lampedusa, mas de acordo com testemunhos dos sobreviventes, a embarcação havia partido com cerca de 117 a 120 pessoas a bordo, todos subsaarianos, informou a OIM. Mais de 30 passageiros eram mulheres, mas não havia crianças.

O Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados disse, na semana passada, que cerca de 250 mil migrantes cruzaram o mar em direção à Europa neste ano, dos quais 124 mil chegaram à Grécia e 98 mil à Itália.

Mais de 2.100 pessoas morreram na tentativa de fazer a travessia, segundo a OIM.

Resgate duplo

A marinha militar da Itália confirmou nesta quarta-feira o resgate nas últimas horas de um grupo de 173 imigrantes que navegavam em dois botes infláveis nas águas do Canal da Sicília com destino à Itália. (Veja vídeo de um dos momentos do resgate abaixo)

 

A marinha comunicou hoje que os resgates aconteceram ontem em duas operações de salvamento realizadas no Mediterrâneo.

Na primeira foram auxiliados 119 imigrantes, e outras 52 na segunda. Além disso, foram socorridas outras duas pessoas que, após o afundamento da segunda lancha, conseguiram se agarrar a dois barris e flutuar no mar.

Segundo o relato da marinha, o segundo bote inflável foi avistado por um helicóptero que patrulhava a região e que, após ver o estado precário no qual se encontrava a embarcação, avisou aos navios da marinha que se encontravam perto para que iniciassem o resgate.

A marinha militar italiana também afirmou em uma nota remetida aos meios de comunicação que a embarcação afundou e que, após o naufrágio, foram resgatados outros dois imigrantes que se agarraram a um barril e foram vistos por um segundo helicóptero.

Estes dois imigrantes foram submetidos imediatamente a exames médicos e se encontram a bordo dos navios da marinha com os outros resgatados, que devem chegar a Lampedusa nas próximas horas.

No local do naufrágio continuam algumas unidades da marinha que varrem a área na busca de possíveis desaparecidos.

Segundo a imprensa local, os imigrantes socorridos relataram que a bordo desta segunda embarcação estavam 100 pessoas, mas esta informação não foi confirmada nem desmentida pela marinha.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.