Cerca de 8 mil pessoas cruzaram do Nepal para Índia fugindo do terremoto

  • Por Agencia EFE
  • 27/04/2015 14h12

Nova Délhi, 27 abr (EFE).- Cerca de oito mil pessoas cruzaram a fronteira do Nepal até a Índia após o terremoto que sacudiu o país asiático, para cujos afetados foram estabelecidos campos de atendimento e ajuda em zonas fronteiriças em território indiano, informaram nesta segunda-feira fontes oficiais.

A Força Armada de Frontera da Índia (SSB, em sua sigla em híndi) contabilizou a passagem de pelo menos 7.959 pessoas fugindo dos efeitos do terremoto do sábado, disse uma fonte deste corpo das Forças de Segurança indianas à agência local “PTI”.

O corpo de fronteiras estabeleceu 15 centros de atendimento para os que fogem do Nepal ao longo dos 1.751 quilômetros de linha fronteiriça entre ambos países e enviou 38 veículos de ajuda desde Katmandu, segundo “PTI”.

Pelo menos 5,4 mil indianos foram evacuados por via aérea desde sábado, afirmou o secretário das Relações Exteriores da Índia, Subrahmanyan Jaishankar, durante um comparecimento em Nova Délhi transmitido pela televisão.

As Forças Aéreas da Índia transferiram desde Katmandu a um lugar próximo os helicópteros deslocados à capital nepalesa a fim de reduzir o congestionamento do aeroporto, assegurou durante o comparecimento conjunta o secretário indiano de Defesa, Radha Krishna Mathur.

Milhares de indianos esperam no aeroporto para abandonar o país e na zona de Kalanki da capital indiana para sair por estrada.

Uma fonte do Ministério da Defesa indiano declarou à agência local “Ians” que a ajuda enviada desde o exterior se acumula no aeroporto de Katmandu, o que dificulta sua operabilidade e quatro aviões enviados pelo Exército da Índia tiveram que retornar por falta de espaço e não espera-se que aterrissem até meia-noite.

O porta-voz do Ministério, Sitanshu Kar, informou em sua conta oficial no Twitter que em Pokhara, no oeste do Nepal, foi estabelecido um centro de coordenação internacional.

O terremoto deixou pelo menos 72 mortos na Índia, 56 deles em Bihar, 12 em Uttar Pradesh, 3 em Bengala, todos eles estados fronteiriços com o Nepal, e 1 no Rajastão, segundo “PTI”.

O número de mortos pelo terremoto de 7,8 graus que no sábado sacudiu o Nepal vai se aproximando paulatinamente dos quatro mil, enquanto os feridos já são milhares, mais de 6,5 mil, e não há ainda uma referência de desaparecidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.