CGU decide abrir processo para investigar 6 empresas da Operação Lava Jato

  • Por EFE
  • 18/03/2015 12h15
CURITIBA, PR - 03.12.2014: LAVA JATO - Renato Duque deixa a PF - O ministro do STF Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato na corte, acatou um pedido da defesa do ex-diretor de serviços da Petrobras Renato Duque e determinou sua soltura. Duque estava preso desde o último dia 14. Ele foi detido junto com outros 22 executivos e funcionários de empreiteiras suspeitas de participar de um esquema de fraude em licitações nas obras da Petrobras. (Foto: Geraldo Bubniak /AGB/Folhapress) AGB/Folhapress Renato Duque deixa a Polícia Federal

A Controladoria-Geral da União (CGU) decidiu nesta quarta-feira, por meio de portaria publicada no “Diário Oficial da União”, pela abertura de mais seis processos administrativos contra empresas investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal (PF).

Com a medida anunciada e o início de investigação contra Tome Engenharia S/A, Egesa Engenharia S/A, Carioca Christian Nielsen S/A, Skanska Brasil Ltda, Eit Empresa Industrial Técnica S/A, MPE Montagens e Projetos Especiais S/A, sobe para 18 o número de companhias sob suspeita.

Caso sejam comprovadas irregularidades envolvendo as empresas, elas correm risco de serem proibidas de assinar contratos com o governo.

De acordo com investigações realizadas pelo Ministério Público Federal, as citadas obtinham contratos com a Petrobras, inflavam os preços e depois repartiam a diferença com diretores da estatal, enquanto outra parte era encaminhada a políticos que amparavam as manobras.

Anteriormente, o CGU já havia aberto processos contra outras 12 empresas, entre elas as construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Camargo Corrêa, que estão entre as maiores do país.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.