Chanceler brasileiro fará primeira visita oficial ao Chile na 6ª feira

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 15h53
  • BlueSky

Brasília, 16 abr (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, fará na sexta-feira sua primeira visita oficial ao Chile desde que está no cargo, durante a qual repassará sua agenda bilateral e regional com seu colega chileno, Heraldo Muñoz.

A Chancelaria brasileira informou sobre a viagem de Vieira em uma nota divulgada hoje, na qual indicou que ambos ministros discutirão o processo de diálogo entre a Aliança do Pacífico, que é integrada por Colômbia, Chile, México e Peru, e o Mercosul, que é formado por Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Venezuela.

Além disso, serão analisados outros assuntos regionais vinculados à União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e serão discutidos planos de cooperação bilaterais nas áreas de ciência e tecnologia, defesa, energia, investimentos mútuos e conexão terrestre.

Vieira assumiu a Chancelaria em 1º de janeiro, quando começou o segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, e está será sua primeira visita ao Chile desde que está no cargo.

O comunicado da Chancelaria diz que Vieira e Muñoz também analisarão alternativas para aumentar o fluxo comercial entre ambos países, que no ano passado chegou a US$ 9 bilhões.

O Chile é um dos principais parceiros comerciais do Brasil, que é por sua vez o principal destino dos investimentos chilenos, que atualmente são calculados em cerca de US$ 25 bilhões. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.