Chanceler colombiana e líder empresarial reforçarão equipe negociadora de paz

  • Por Agencia EFE
  • 20/05/2015 19h05
  • BlueSky

Bogotá, 20 mai (EFE).- A ministra das Relações Exteriores colombiana, María Ángela Holguín, e o empresário Gonzalo Restrepo se unirão à equipe negociadora do governo nos diálogos de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), anunciou nesta quarta-feira o presidente Juan Manuel Santos.

“São duas pessoas de reconhecida trajetória, seriedade e responsabilidade com o país e temos certeza que darão uma grande contribuição neste momento decisivo”, explicou Santos em um discurso na Casa de Nariño, sede do Executivo, depois de reunir-se com seus negociadores que hoje mesmo viajarão a Havana.

Durante seu discurso o presidente destacou que “a paciência dos colombianos não é infinita, e é responsabilidade da mesa de diálogo que essa paciência não se esgote” após 30 meses de conversas entre o governo e as Farc na capital cubana.

No período que têm pela frente os negociadores devem chegar a acordos em dois pontos sensíveis, segundo destacou o chefe de Estado, “os direitos das vítimas (…) e o fim do conflito”.

Nesses dois pontos, que incluem a aplicação da denominada justiça transicional e o abandono de armas e a reincorporação dos guerrilheiros à vida civil, Holguín e Restrepo exercerão um papel fundamental.

Sobre os dois novos integrantes da equipe negociadora, Santos explicou que “não estarão permanentemente em Havana, mas irão com frequência para ajudar”, o que permitirá que Holguín siga no cargo de chanceler.

Por sua parte, Restrepo foi presidente do grupo de supermercados Éxito durante 22 anos e foi o responsável por sua grande expansão nacional e início do crescimento internacional.

Em referência ao novo ciclo de negociações que começa amanhã em Cuba, Santos destacou que “não é fácil continuar acreditando quando não há avanços visíveis”, mas pediu aos colombianos que não desistam dos esforços para alcançar a paz.

Além disso, destacou que a comunidade internacional olha para a Colômbia e os acordos de paz “com esperança e com simpatia”, mas ressaltou que o interesse e o respaldo “também não são eternos”.

A equipe negociadora oficial, liderada pelo ex-vice-presidente Humberto de la Calle, deve viajar hoje a Havana onde amanhã começará o 37º ciclo dos diálogos com as Farc. EFE

gdl/rsd

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.