Chanceler da Venezuela viaja para Cartagena para “exigir respeito”

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2015 14h38

Caracas, 26 ago (EFE).- A chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, informou que viajou para Cartagena por conta da reunião que sustentará nesta quarta-feira com sua colega colombiana, María Ángela Holguín, e disse que neste encontro exigirá respeito aos direitos de seu país e promoverá a construção de uma fronteira de paz.

“Estou a caminho de Cartagena para exigir respeito aos direitos da Venezuela na construção de uma fronteira produtiva, de paz e respeitosa dos direitos humanos”, escreveu Rodríguez em sua conta no Twitter, onde sugeriu que a população usasse a hashtag #Venezuelaserespeta.

Nesta quarta-feira, as chanceleres da Venezuela e da Colômbia sustentarão um encontro na cidade colombiana de Cartagena para abordar a situação de crise vivida na fronteira.

O conflito na zona começou na quarta-feira passada depois que o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, ordenou o fechamento de uma parte desta região por causa de um ataque de supostos contrabandistas paramilitares contra três militares e um civil venezuelanos.

Dois dias depois deste ataque, o governante decretou um estado de exceção em vários municípios fronteiriços do estado de Táchira, o que causou a deportação de cerca de mil colombianos a seu país.

Maduro antecipou ontem que “orientou” a comissão que viaja hoje para Cartagena liderada pela chanceler para que diga “todas as verdades” durante este encontro.

O presidente lembrou, além disso, que há um ano também aconteceu uma reunião bilateral de chanceleres dos dois países para tratar o tema do contrabando na fronteira “e não se cumpriu nada”, disse, ao mesmo tempo que garantiu que “do lado colombiano” é “um desastre”.

O governante advertiu que não permitirá mais paramilitarismo e nem grupos criminosos no território venezuelano e disse que espera que seu par colombiano, Juan Manuel Santos, e seu gabinete “tenham a suficiente capacidade para escutar verdades muito duras” da delegação venezuelana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.