Chanceler do Paraguai elogia investigação do Brasil sobre incursões militares

  • Por Agencia EFE
  • 05/08/2015 19h26
  • BlueSky

Assunção, 5 ago (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, elogiou nesta quarta-feira a abertura de uma investigação anunciada pelo governo federal após as denúncias de que duas lanchas militares brasileiras teriam invadido o território do país vizinho na última semana.

De acordo com a Marinha do Paraguai, a primeira das incursões ocorreu em Puerto Tigre, e a segunda em Puerto Adela, no departamento de Canindeyú, no nordeste do país, ambos os locais na lado paraguaio do Lago Itaipu. Em uma das invasões, disseram as autoridades, teria ocorrido trocas de tiros.

A chancelaria paraguaia enviou uma nota lamentando os episódios ao Brasil, que no domingo se comprometeu a abrir uma investigação sobre o caso no início desta semana.

“É importante a resposta que recebemos na segunda-feira, na qual o governo brasileiro demonstra sua preocupação com a situação, levando em conta a rapidez do retorno”, disse Loizaga em comunicado.

O chanceler acrescentou que o governo do Paraguai avaliou positivamente a resposta brasileira e prevê que em breve o caso será considerado como fechado.

Loizaga deu as declarações em uma audiência na Câmara dos Deputados, onde comentou o incidente ao lado do ministro da Defesa, Bernardino Soto Etigarribia.

Segundo a imprensa paraguaia, os militares brasileiros estavam em uma operação contra grupos de contrabandistas que atuam na região. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.