Chanceler entrega texto do acordo nuclear para revisão do parlamento do Irã

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 06h44

Teerã, 21 jul (EFE).- O ministro das Relações Exteriores do Irã, Mohammad Javad Zarif, entregou nesta terça-feira o texto do acordo firmado com o Grupo 5+1 (Estados Unidos, China, França, Rússia, Reino Unido, mais Alemanha) sobre o acordo nuclear ao parlamento do país para que seja revisado e votado pelos deputados.

Zarif apresentou o documento chamado Plano Integral de Ação Conjunta (JCPOA, na sigla em inglês) durante um discurso na câmara, no qual explicou aos parlamentares o conteúdo do acordo e a postura do governo sobre o assunto, conforme a agência oficial “Irna”.

Em junho, o parlamento iraniano aprovou uma lei que obrigava os negociadores nucleares a cumprir os limites estabelecidos pelo líder supremo Ali Khamenei na hora de chegar a um acordo, além de determinar que o documento final fosse revisado pelos deputados.

Entre outros itens, a legislação exigia que o JPCOA estabelecesse a “imediata e completa” eliminação de todas as sanções impostas ao Irã. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) ficaria proibida de ter acesso a “centros militares, de segurança ou não nucleares” e também não poderia interrogar cientistas iranianos.

Em seu discurso, Zarif fez menção à possível reversão do fim das sanções sobre o Irã prevista no JCPOA, um dos assuntos mais criticados no país desde a assinatura do acordo.

O chanceler disse que voltar às condições prévias ao pacto é uma opção que ambas as partes podem adotar em qualquer momento, apesar de considerá-las como não recomendáveis. Além disso, indicou que as cláusulas que permitem retomar as sanções serão difíceis de serem aplicadas no Conselho de Segurança da ONU.

Zarif destacou o conteúdo do texto do acordo nuclear e afirmou que durante as negociações o Irã pôde demonstrar que aceita o diálogo, mas não a “chantagem” sobre assuntos de seu interesse. E também apontou que com o JCPOA o mundo inteiro reconhece o direito do país ao enriquecimento nuclear e à pesquisa atômica.

Ontem, o Conselho de Segurança da ONU ratificou por unanimidade o texto do JCPOA, autorizando assim o início da suspensão de grande parte das sanções impostas a Teerã.

Segundo o documento, sete resoluções das Nações Unidas sobre o Irã deixarão de ser efetivas assim que a AIEA verifique que o país completou certas condições essenciais incluídas no pacto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.