Chanceler mexicano diz que comentários de Trump refletem profunda ignorância
Cidade do México, 17 jun (EFE).- O chanceler do México, José Antonio Meade, afirmou nesta quarta-feira que as declarações do magnata Donald Trump sobre os imigrantes mexicanos que chegam aos Estados Unidos refletem “preconceitos” sobre a situação social do país, assim como uma “profunda ignorância”.
Ao término de sua participação em um evento realizado na Cidade do México, o secretário de Relações Exteriores disse que nas palavras do americano se desprendem ideias preconcebidas que “não correspondem com a realidade e não fazem justiça ao trabalho do migrante”.
Trump, que anunciou ontem sua intenção de concorrer à candidatura do Partido Republicano para as eleições presidenciais de 2016, assegurou que, se chegar à Casa Branca construirá um “grande, grande muro” na fronteira do México e fará com que este país “pague por ele”.
Meade acrescentou que o comentário também é demonstração de uma “profunda ignorância da realidade dos mexicanos e da contribuição do migrante a essa sociedade”.
“Um político que desconhece sua realidade, que desconhece o contexto no qual está participando, não traz bons augúrios”, comentou o chanceler, que considerou que outros aspirantes americanos têm “um diagnóstico muito mais próximo” do que representam os movimentos migratórios.
Por fim, Meade declarou que espera que a corrida presidencial americana seja “uma disputa que ponha no centro e com dados o valor do migrante, e não uma disputa onde se reflitam ignorância e preconceitos”. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.