Chanceleres de Brasil e Paraguai terão reunião bilateral antes de cúpula
Assunção, 14 jul (EFE).- O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, se reunirá amanhã, quarta-feira, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Brasília, para repassar a agenda bilateral um dia antes da Cúpula do Mercosul, informou a chancelaria paraguaia nesta terça-feira.
Loizaga, que está no Brasil para acompanhar o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, na Cúpula do Mercosul, abordará no Palácio do Itamaraty uma extensa agenda de temas bilaterais e regionais que incluem aspectos de comércio, investimentos e integração produtiva.
Segundo o comunicado da chancelaria paraguaia, os ministros das Relações Exteriores conversarão sobre os resultados que esperam da cúpula e das prioridades que o Paraguai terá como próximo presidente temporário do bloco.
Vieira e Loizaga conversarão também sobre “os diversos projetos de conectividade em andamento, as obras em curso e outros projetos de interconexão de infraestruturas”, e sobre a integração na fronteira.
A agenda do encontro inclui ainda a situação dos investimentos brasileiros e dos residentes brasileiros no Paraguai.
Na quinta-feira o chanceler paraguaio participará da Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul.
A presidência temporária do Paraguai será oficializada na Cúpula do Mercosul, que será realizada nos dias 16 e 17 de julho. O país foi excluído do bloco em 2012 após a destituição do então presidente Fernando Lugo em um julgamento político.
O Paraguai só pôde voltar ao Mercosul após as eleições gerais de 2013, que deram a vitória ao atual presidente, Horacio Cartes, do conservador Partido Colorado. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.