Chanceleres de Brasil e Paraguai terão reunião bilateral antes de cúpula

  • Por Agencia EFE
  • 14/07/2015 17h28

Assunção, 14 jul (EFE).- O chanceler do Paraguai, Eladio Loizaga, se reunirá amanhã, quarta-feira, com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, em Brasília, para repassar a agenda bilateral um dia antes da Cúpula do Mercosul, informou a chancelaria paraguaia nesta terça-feira.

Loizaga, que está no Brasil para acompanhar o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, na Cúpula do Mercosul, abordará no Palácio do Itamaraty uma extensa agenda de temas bilaterais e regionais que incluem aspectos de comércio, investimentos e integração produtiva.

Segundo o comunicado da chancelaria paraguaia, os ministros das Relações Exteriores conversarão sobre os resultados que esperam da cúpula e das prioridades que o Paraguai terá como próximo presidente temporário do bloco.

Vieira e Loizaga conversarão também sobre “os diversos projetos de conectividade em andamento, as obras em curso e outros projetos de interconexão de infraestruturas”, e sobre a integração na fronteira.

A agenda do encontro inclui ainda a situação dos investimentos brasileiros e dos residentes brasileiros no Paraguai.

Na quinta-feira o chanceler paraguaio participará da Reunião Ordinária do Conselho do Mercado Comum (CMC) do Mercosul.

A presidência temporária do Paraguai será oficializada na Cúpula do Mercosul, que será realizada nos dias 16 e 17 de julho. O país foi excluído do bloco em 2012 após a destituição do então presidente Fernando Lugo em um julgamento político.

O Paraguai só pôde voltar ao Mercosul após as eleições gerais de 2013, que deram a vitória ao atual presidente, Horacio Cartes, do conservador Partido Colorado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.