Chanceleres Mercosul e Aliança do Pacífico se reunirão em novembro no Chile
Assunção, 15 set (EFE).- Os chanceleres do Mercosul e da Aliança do Pacífico se reunirão no dia 24 de novembro em Santiago do Chile para explorar os caminhos para uma integração entre os dois blocos, informou nesta segunda-feira uma fonte oficial paraguaia.
Mercosul deve de olhar rumo ao exterior e deixar de olhar para o próprio umbigo, disse hoje o ministro das Relações Exteriores do Paraguai, Eladio Loizaga, ao anunciar a reunião dos dois blocos.
“Até hoje no Mercosul estamos olhando totalmente para nossos umbigos, e apesar do volume de comércio entre o Mercosul crescer muito, favorece alguns e outros não. Neste caso, o Paraguai tem um déficit comercial alto com a República Argentina”, indicou em comunicado divulgado por Chancelaria.
Argentina, Brasil, Paraguai e Venezuela têm que “buscar o ponto exato do que tem que ser o Mercosul e não dar uma transcendência maior no âmbito político do que no econômico, tem que ser um Mercosul mais econômico e mais solidário entre todos seus membros”, assegurou.
Com relação à solicitação do Paraguai de fazer parte da Aliança do Pacífico, formada pela Colômbia, Chile, México e Peru, o chanceler Loizaga declarou que ainda é preciso definir os três pilares nos quais será sustentada a colaboração com esse bloco comercial, e recalcou que o processo para uma incorporação é lento.
Loizaga acrescentou que o Paraguai está interessado em construir com o Chile e com os outros membros da Aliança do Pacífico bases para canalizar ao exterior sua grande produção agrícola e criadora de gado.
Em meados de junho Loizaga participou da IX Cúpula da Aliança do Pacífico que aconteceu no México com o desejo de acercar seu país a esse bloco.
O Paraguai é uma das 32 nações observadoras da Aliança. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.