Charles e Gerry Adams protagonizam histórico aperto de mãos

  • Por Agencia EFE
  • 19/05/2015 12h01

Dublin, 19 mai (EFE).- O príncipe Charles protagonizou nesta terça-feira um histórico aperto de mãos com Gerry Adams, o presidente do partido Sinn Féin, cujo antigo braço político, o já inativo IRA, assassinou em 1979 o tio-avô do herdeiro ao trono britânico.

Ambos sorriram e deram um aperto de mãos durante uma recepção organizada na universidade da cidade de Galway (oeste da República da Irlanda), onde o príncipe chegou acompanhado de sua esposa Camilla para iniciar uma viagem oficial de quatro dias à Irlanda.

Charles aceitou manter este breve encontro depois que o líder nacionalista confirmou que o Sinn Féin estava disposto a participar dos atos organizados para a visita real à República da Irlanda e à Irlanda do Norte para “reforçar a reconciliação entre todas as partes”.

Este foi o primeiro contato mantido por um dirigente do Sinn Féin e um membro da família real britânica em território da República da Irlanda desde a partilha da ilha em duas jurisdições em 1920.

Após este simbólico ato, Charles e a duquesa da Cornualha se deslocarão amanhã ao condado irlandês de Sligo (noroeste), onde se encontra o porto de Mullaghmore, a cidade litorânea onde o IRA assassinou em 1979 o lorde Mountbatten com uma bomba colocada debaixo de seu iate.

O primeiro dia da visita terminará hoje com um jantar de gala organizada pelo presidente da República da Irlanda, Michael D. Higgins, e sua esposa, Sabina.

A segunda parte da visita transcorrerá na quinta-feira e na sexta-feira na Irlanda do Norte.

Esta será a terceira ocasião em que o herdeiro ao trono britânico visita a República da Irlanda, após suas viagens de 1995 e 2002, embora desta vez ocorre depois da histórica visita de sua mãe a este país em maio de 2011.

Então, a presença da rainha Elizabeth II na República da Irlanda, a primeira de um soberano britânico em quase um século, certificou a normalização das relações entre Londres e Dublin graças, sobretudo, ao êxito do processo de paz na Irlanda do Norte.

No entanto, nessa ocasião o Sinn Féin se negou a participar dos atos programados e teve que passar outro ano para que seu “número dois” e vice-ministro principal norte-irlandês, o ex-comadante do IRA Martin McGuinness, apertasse a mão da rainha em Belfast, convertendo-se no primeiro dirigente republicano a realizar tal ato.

Neste novo clima de entendimento, o presidente Higgins viajou em abril de 2014 a Londres para uma histórica visita de Estado ao Reino Unido, a primeira de um chefe do Estado irlandês desde a proclamação da independência em 1916. EFE

ja/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.