Chavismo convoca protestos de mulheres no mesmo dia da oposição

  • Por Agencia EFE
  • 20/02/2014 20h22

Caracas, 20 fev (EFE).- Mulheres chavistas marcharão neste sábado em toda Venezuela para mostrar “patriotismo” no mesmo dia em que a oposição marcou seu protesto para reiterar reivindicações ao governo de Nicolás Maduro.

“Neste sábado mostraremos ao mundo que somos feitas de patriotismo, de dignidade”, disse a ministra para a Mulher, Andreína Tarazón, na convocação para a passeata.

A manifestação coincide com a convocada ontem pela plataforma opositora Mesa da Unidade Democrática (MUD) que reivindica o desarmamento de grupos que, conforme eles, respaldam o governo e estão por trás dos incidentes violentos da última semana.

A passeata em Caracas, convocada para às 9h (horário local) (10h em Brasília) acontecerá no centro oeste da cidade.

“Os senhores do império não consideraram a força da mulher venezuelana (…) de todas nossas mulheres indígenas, (…) de nossas mulheres afrodescendentes, das lutadoras que foram desconhecidas, mas que foram determinantes”, declarou a segunda vice-presidente da Assembleia Nacional, Blanca Eekhout.

A Venezuela se encontra imersa em protestos que se repetiram nos últimos dias em várias cidades do país, com enfrentamentos entre forças de segurança e grupos violentos que protestam contra as políticas do governo, com um saldo de seis mortos, dezenas de feridos e detidos, além de incontáveis perdas materiais.

Maduro, defende a ideia de que os protestos contra o Executivo querem propiciar um “golpe de Estado” do qual responsabilizou vários dirigentes da oposição e dos Estados Unidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.