Chefe da Agência de Emprego alemã assumirá Escritório para Refugiados
Berlim, 18 set (EFE).- O presidente da Agência Federal de Emprego alemã, Frank-Jürgen Wiese, ficará à frente também do Escritório para Migração e Refugiados (BAMF), informou nesta sexta-feira o ministro alemão do Interior, Thomas de Maizière.
Wiese sucederá no cargo Manfred Schmidt, que renunciou argumentando razões pessoais.
De Maizière explicou que Wiese desempenhará simultaneamente os dois cargos e disse que trata-se de um dos gerentes mais destacados da Alemanha, cujas capacidades são necessárias nestes momentos para fazer frente ao desafio da crise dos refugiados.
“A presidência da BAMF é um dos cargos mais difíceis de desempenhar na Alemanha e Weise aceitou assumí-lo sem insinuar condição alguma”, disse o ministro.
A renúncia de Manfred Schmidt aconteceu em meio às críticas contra BAMF e De Maizière devido à demora na tramitação das solicitações de asilo.
No final de agosto, havia 276 mil solicitações pendentes, 25% delas apresentadas há mais de um ano.
Segundo as últimas estimativas do governo alemão, o país receberá neste ano mais de 800 mil pedidos de asilo, quatro vezes mais que em 2014.
O governo alemão insistiu em reiteradas ocasiões que a integração dos refugiados na Alemanha passa pela aprendizagem do idioma e, também, por dar acesso ao mercado de trabalho. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.