Chefe de missão da ONU na Líbia adia em uma semana “diálogo nacional”

  • Por Agencia EFE
  • 08/12/2014 23h11

Trípoli, 8 dez (EFE).- O Representante Especial para a Líbia da ONU, Bernardino León, anunciou na noite desta segunda-feira que adia “até o princípio da semana que vem” a sessão de diálogo nacional que deveria começar amanhã entre as partes em conflito.

Através da conta no Twitter da missão da ONU na Líbia (UNSMIL), o diplomata espanhol disse que ainda há “detalhes a serem discutidos com as distintas partes”, dando a entender que existem divergências entre elas.

Leão afirmou que não pretende “obrigar ninguém a renunciar a seus princípios”, e lembrou que a ONU não pode impor uma solução, porque ela deve vir dos próprios líbios.

As bases do diálogo devem ser respeito pelas opiniões do adversário e vontade de chegar a um consenso.

Por outro lado, e em referência a quais milícias estariam representadas no diálogo nacional, especificou que Ansar al Charia (salafistas radicais) não foram convidados, mas “todas as demais partes sim”.

O diplomata, nomeado em setembro como máxima autoridade da ONU na Líbia, não foi capaz de pôr às partes em acordo para uma cessação de hostilidades nem conseguiu avançar no processo de diálogo político; mais, seu trabalho foi torpedeado com uma tentativa de assassinato com carro-bomba no início de novembro quando estava em reunião secreta em uma cidade do leste do país. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.