Chefe do exército do Egito viaja à Rússia para reforçar cooperação militar

  • Por Agencia EFE
  • 12/02/2014 18h02

Cairo, 12 fev (EFE).- O chefe do exército e homem forte do regime egípcio, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi, viajou nesta quarta-feira para a Rússia para reforçar os laços bilaterais e a cooperação militar entre os dois países, informou a agência estatal de notícias “Mena”.

Ele, que também é ministro da Defesa, viajou com traje civil, ao contrário do uniforme militar que acostuma usar em seus comparecimentos em público no país.

Nessa visita oficial, Al-Sisi – que poderia anunciar em breve sua candidatura às eleições presidenciais – foi acompanhado pelo ministro de Relações Exteriores, Nabil Fahmi.

Ambos os dirigentes devem ter reuniões bilaterais com os máximos responsáveis de Defesa e Exteriores, e amanhã se reúnem com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, em Moscou.

O porta-voz das Forças Armadas do Egito, Ahmed Ali, afirmou em sua página oficial no Facebook que a visita à Rússia é uma resposta a “histórica” viagem de vários ministros russos à capital egípcia em 14 de novembro.

Então, Fahmi e o chefe da diplomacia russa, Sergey Lavrov, afirmaram que o objetivo era impulsionar as relações bilaterais e que estas foram estáveis sem substituir outros aliados, em alusão aos Estados Unidos.

O Egito e a União Soviética mantiveram uma estreita relação durante o mandato de Gamal Abdel Nasser (1953-1970), quando começou a construção da Represa Alta de Assuã, mas seu sucessor, Anwar Al Sadat, escolheu liberalizar a economia e se aproximar dos Estados Unidos.

O Egito foi o tradicional aliado dos Estados Unidos na região graças à assinatura de um tratado de paz com Israel, o que garante uma ajuda americana anual de cerca de US$ 1,5 bilhão, principalmente militar.

No entanto, desde a destituição do presidente islamita Mohammed Mursi em julho do ano passado e a posterior repressão dos protestos, as relações entre Cairo e Washington esfriaram. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.