Chefe do Pentágono diz que Rússia segue acumulando tropas frente à Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 26/03/2014 15h04

Washington, 26 mar (EFE).- O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, assegurou nesta quarta-feira que a Rússia segue acumulando tropas frente às regiões orientais da Ucrânia, embora Moscou tenha ressaltado que não tem planos de invadir províncias ucranianas de maioria russoparlante.

Segundo a emissora “CNN”, após acrescentar recentemente uns 10 mil soldados, além da artilharia e de veículos de transporte, a Rússia acumula agora 30 mil soldados na fronteira com a Ucrânia.

Em entrevista coletiva com o Secretário de Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, Hagel disse que, apesar de Moscou assegurar que não tem intenção de ampliar seu controle além da península da Crimeia (sul da Ucrânia), “a realidade é que seguem aumentando o número de forças”.

Na última semana, o chefe do Pentágono falou com o ministro de Defesa da Rússia, Sergei Shoigu, que lhe assegurou que os movimentos das tropas russas correspondiam a manobras militares e não havia intenção alguma de invadir a Ucrânia.

Já Hammond se mostrou menos confiante sobre os próximos movimentos da Rússia, que incorporou a região da Crimeia mesmo com todas as advertências dos membros da Aliança Atlântica (Otan) para que detivesse seus avanços.

Como resposta aos movimentos da Rússia para não perder sua influência na Ucrânia, que até pouco tempo atrás tinha um governo pró-russo, os EUA aumentaram a presença de caças na Polônia e nas repúblicas bálticas, parceiras orientais da Otan.

O Secretário de Defesa britânico confirmou hoje que o Reino Unido apresentará vários caças Eurofighter Typhoon para reforçar a vigilância aérea nas três repúblicas bálticas.

Tanto Hagel como Hammond concordaram em assinalar que a crise com a Rússia pela ocupação da Crimeia demonstra a importância da Otan, o mandato de defesa coletiva entre seus sócios e a necessidade de manter a interoperabilidade entre as forças, assim como os investimentos militares. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.