Chega a 33 o número de mortos em atentado contra minoria xiita no Paquistão

  • Por Agencia EFE
  • 30/01/2015 12h08

(Atualiza com último balanço de mortos e feridos)

Islamabad, 30 jan (EFE).- Pelo menos 33 pessoas morreram e 54 ficaram feridas em um atentado a bomba ocorrido nesta sexta-feira no interior de um templo da minoria muçulmana xiita no sul do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes policiais e hospitalares

O atentado aconteceu no início da tarde na cidade de Shikarpur, na província de Sindh, pouco após o término das orações do dia sagrado dos muçulmanos, indicou à Agência Efe o subcomissário Mohammad Tufail, da estação da polícia de Laji Dar, o distrito no qual ocorreu o fato.

O porta-voz policial confirmou à Efe que o número de mortos chega a 33 e o de feridos a 54, vários deles em estado graves, que saíam da imambargah, uma mesquita xiita, após a oração de sexta-feira.

Segundo o canal local “Express”, a organização Jundullah, vinculada à Al Qaeda, reivindicou a responsabilidade do atentado, dirigido contra a comunidade xiita.

Um chefe policial de Shikarpur indicou ao mesmo meio que um homem deixou os explosivos em uma bolsa dentro da imambargah e foi embora do local.

Segundo os primeiros relatórios, o teto do templo desabou com a explosão e muitos fiéis ficaram presos sob os escombros, detalhou a Polícia.

O escritório de informação do Exército anunciou através de um comunicado que enviou até o local do atentado quatro ambulâncias e vários médicos militares para ajudar nos trabalhos de resgate.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, e outros dirigentes políticos condenaram o atentado.

O líder do partido xiita Majlis Wahdat Muslimeen (MWM), Mohammed Amin Shaheedi, anunciou três dias de luto e recriminou o governo central por não evitar o atentado, de acordo com o jornal paquistanês “Dawn”.

Os atentados, especialmente contra a minoria xiita, que representa 20% da população do Paquistão, aumentaram nos últimos anos no meio da intensificação geral da violência terrorista desde finais de 2012.

Em 10 de janeiro, pelo menos cinco pessoas morreram e 18 ficaram feridas em um atentado com bomba diante de outra mesquita xiita em Rawalpindi, cidade próxima à capital, Islamabad.

Em junho de 2013, um atentado em Quetta (oeste) perto de um centro de oração xiita causou a morte de 30 pessoas e deixou outras 60 feridas, enquanto no começo de 2014, três massacres em bairros xiitas das cidades de Quetta e Karachi ( sur ) causaram mais de 250 mortos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.