Chega a Áden o primeiro navio com ajuda humanitária da ONU

  • Por Agencia EFE
  • 21/07/2015 11h48
  • BlueSky

Sana, 21 jul (EFE).- O porto de Áden, no sul do Iêmen, recebeu nesta terça-feira o primeiro navio de ajuda humanitária desde o início do conflito em março, depois que as forças do presidente Abdo Rabbo Mansour Hadi tomaram o controle da cidade.

Os combatentes da Resistência Popular Southern, apoiados pela aviação da coalizão árabe, avançaram esta semana em seu controle da cidade e dos edifícios oficiais, após quatro meses de intensos combates contra as forças rebeldes do movimento xiita dos houthis e as milícias do ex-presidente Ali Abdullah Saleh.

A Resistência garantiu ter controlado toda Áden, embora ainda fiquem pequenos grupos de insurgentes na cidade que combatem pontualmente contra as forças pró-governo.

Segundo a agência de notícias iemenita “Saba”, um navio do Programa Mundial de Alimentos da Organização das Nações Unidas (ONU) que transportava 4.700 toneladas de comida e ajuda médica atracou hoje no porto de Áden.

Está previsto que chegue os próximos dois dias um segundo navio vindo dos Emirados Árabes Unidos com milhares de toneladas de ajuda humanitária do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho (ICRC) desse país.

Rebeldes e autoridades iemenitas aceitaram uma trégua humanitária de uma semana, apoiada pela ONU para permitir o acesso de ajuda humanitária ao país, que entrou em vigor na noite de 10 de julho, mas que foi quebrada por ambas as partes.

Na sexta-feira passada, uma delegação do governo iemenita no exílio chegou a Áden para tentar restabelecer no futuro a sede do Executivo na cidade.

O presidente Hadi e seus aliados fugiram à Arábia Saudita em meados de março, perante o avanço dos rebeldes xiitas em Áden, que anteriormente tinham feito o controle da capital, Sana. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.