Chega à China segundo trem mercante da rota mais longa do mundo

  • Por Agencia EFE
  • 21/06/2015 01h46
  • BlueSky

Xangai (China), 21 jun (EFE).- O segundo trem de mercadorias que faz a rota Yixinou, a mais longa do mundo, da Espanha até a China (13.052 quilômetros), chegou na manhã deste domingo à estação Oeste de Yiwu, seu ponto de destino, após 34 dias de viagem, duas semanas mais do que o previsto, devido a greves na Alemanha.

Segundo confirmou à Agência Efe a própria firma Yiwu Tianmeng Shiyi, operadora chinesa da linha, o trem, que era esperado há sete dias, chegou finalmente hoje com 60 contêineres de produtos espanhóis, sobretudo vinho, azeite de oliva, água mineral com gás e sucos de frutas.

Até o momento já houve três expedições da rota Yixinou (acrônimo de Yiwu, da região autônoma uigur de Xinjiang, no noroeste da China, e da Europa, Ouzhou em mandarim, que seu traçado atravessa) desde Yiwu até a estação espanhola de Madri Abroñigal, e dois da Espanha a China incluída esta.

O fato de que nesta ocasião o trem tenha atrasado tanto faz com que a demora desta expedição concretamente não reflita as intenções da firma, que são de rondar os 18 dias de trajeto da Espanha a China (abaixo dos 21 que se demorou na primeira vez), segundo disse à agência Efe o presidente da Tianmeng, Feng Xubin.

Coincidindo com esta ocasião, o ex-presidente espanhol José Luis Rodríguez Zapatero esteve em Yiwu, na quinta-feira passada, para participar de um Fórum Internacional das Cidades do Cinturão Econômico da Nova Rota da Seda, mas devido ao atraso do trem desta vez, não pôde estar lá para receber pessoalmente o comboio.

Zapatero disse então que a rota, que atravessa oito países e começou a operar em novembro do ano passado, representa “uma grande oportunidade tanto para China e Ásia quanto para a Espanha e o resto da Europa”, além de reduzir o déficit comercial espanhol com o gigante asiático. EFE

jad/ma

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.